Descomplicando Saúde Mental!
Conheça a Dra Susana
Filha, irmã, sobrinha, prima de médicos: cresci respirando medicina e a escolha pela profissão foi mais do que uma vocação!
O prazer em ajudar o próximo esteve sempre presente de uma forma natural na minha vida e a paixão e fascinação pela psiquiatria me acompanharam desde a adolescência, guiando toda minha formação acadêmica.
Dentre tantas especialidades, escolhi tornar-me psiquiatra por entender que a dor psíquica é a dor mais intensa e incapacitante que podemos sentir e nada é mais gratificante para mim do que poder ajudar meus pacientes a superarem suas dores e retomarem as rédeas de suas vidas!
Áreas de atuação
01
Avaliação e Seguimento Psiquiátrico
A avaliação médica psiquiátrica constitui-se em uma avaliação completa, com os objetivos de investigar a presença de problemas emocionais, de comportamento ou transtornos mentais, realizar a formulação diagnóstica e estabelecer o plano terapêutico mais adequado para o caso (pode ser necessário prescrição de medicações, psicoterapia apenas ou tratamento combinado).
Faz parte da avaliação e seguimento, psico-educar o(a) paciente sobre o problema emocional, avaliar o(a) paciente clinicamente e com exames se necessário.
02
Consiste na avaliação psiquiátrica e elaboração de laudo pericial psiquiátrico ou atestado de sanidade mental (documento atestando presença ou ausência de transtorno mental).
Comumente solicitados em pedidos de afastamento médico do trabalho e solicitação de auxílio-doença ou aposentadoria, concursos públicos, processos de adoção, parecer psiquiátrico para cirurgia bariátrica entre outras situações.
Em outros casos há a necessidade da contratação de um perito ou assistente técnico com conhecimento e experiência em psiquiatria forense para a atuação em um processo judicial.
03
Depressão e Transtornos do Humor
A depressão é um dos transtornos mentais mais frequentes, acometendo 1 a cada 5 pessoas no mundo ao longo da vida, sendo uma das principais causas de redução de produtividade no trabalho e dias de trabalho perdidos.
Além da Depressão, outros Transtornos do Humor são o Transtorno Bipolar do Humor, Distimia, Ciclotimia, Depressão Pós-parto, Luto Prolongado.
A avaliação médica é essencial e indispensável não só para a determinação do diagnóstico correto, mas também para a escolha do melhor tratamento para cada indivíduo.
O tratamento indicado pode consistir de psicoterapia apenas, uso de medicações ou combinação de ambos.
04
Transtornos de Ansiedade
Transtornos de ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas caracterizadas por sentimentos de ansiedade e medo. A ansiedade corresponde à preocupação com acontecimentos futuros, enquanto o medo é uma reação aos acontecimentos do presente. Estes sentimentos podem causar sintomas físicos, como ritmo cardíaco acelerado ou tremores.
Os transtornos da ansiedade são extremamente comuns e debilitantes. Cerca de 9,3% da população brasileira sofre com esses transtornos atualmente.
São exemplos de transtornos da Ansiedade o Transtorno do Pânico, o Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), a Fobia Social e outras fobias, o TOC (transtorno obsessivo compulsivo), Transtorno do Stress pós-traumático.
05
Esquizofrenia e Transtornos Psicóticos
Transtorno psicótico é um transtorno mental caracterizado por uma desconexão da realidade, que pode ocorrer em função de uma doença psiquiátrica ou orgânica.
Vários transtornos psiquiátricos podem apresentar sintomas psicóticos, sejam depressões, quadros de ansiedade, bipolaridade, TOC ou demências. Nesses casos os sintomas psicóticos são secundários e não primários.
A Esquizofrenia é um quadro complexo de uma psicose primária e necessita diagnóstico e intervenção precoces para garantir melhor evolução do quadro.
06
Dependência de Álcool, Tabaco e outras Drogas
Transtornos por uso de substâncias são um tipo de transtorno relacionado com substância que envolvem um padrão patológico de comportamentos em que os pacientes continuam a usar uma substância apesar de experimentarem problemas significativos relacionados ao uso. Também pode haver manifestações fisiológicas, incluindo alterações no circuito cerebral.
O tratamento geralmente envolve equipe multi-disciplinar e é sempre individualizado.